Voltar à lista de questões sobre “Segurança”

Que boas práticas existem para a utilização segura do NetBanco Empresas?

O NetBanco Empresas é uma forma extremamente prática e segura de utilizar um serviço de banca electrónica. Contudo, o Santander pretende alertá-lo quanto às formas, através das quais os criminosos podem tentar, ilicitamente, obter acesso a informação confidencial da sua empresa ou das suas contas.

 

Preparar ou assinar operações no NetBanco Empresas obriga sempre o utilizador à utilização de um Cartão Matriz ou de um código de assinatura enviado por SMS por parte do Santander para o telemóvel do utilizador.

 

Códigos de acesso – Os códigos de acesso são o seu Nome de Utilizador e Código de Consulta. Os códigos de acesso serão entregues a cada utilizador do NetBanco Empresas em estado inativo e terão de ser personalizados no momento do 1.o acesso. O Santander nunca solicita mais do que 3 posições do seu código de consulta.

 

 

Cartão Matriz – O Cartão Matriz é utilizado para preparar operações ou para assinar operações em contas com mais do que uma assinatura. Nunca é solicitada a introdução da totalidade das coordenadas do Cartão Matriz. O Santander nunca solicita mais do que 3 coordenadas do cartão matriz. Nunca é solicitada a introdução de coordenadas do cartão matriz, excepto para assinar operações concretas.

 

Na eventualidade de alguma vez se deparar com uma situação semelhante à atrás descrita, ou qualquer outra que lhe pareça suspeita, deverá contactar de imediato o seu Gestor, um Balcão Santander ou a SuperLinha Empresas através do telefone 217 807 130.

 

 

SMS – Os utilizadores do NetBanco Empresas, que tenham permissões para assinar transações com uma só assinatura, deverão aderir obrigatoriamente ao Código de Assinatura por SMS, em complementaridade com o Cartão Matriz entregue pessoalmente pelo Santander. A adesão ao Código de Assinatura por SMS será proposta online, pela própria aplicação NetBanco Empresas.

 

No momento da assinatura de algumas operações, poderá ser solicitada a introdução de 2 códigos de assinatura: via SMS, enviado para o telemóvel do utilizador, e 3 coordenadas do Cartão Matriz. O sistema de Código de Assinatura por SMS consiste no envio de um SMS, pelo Santander para o telemóvel do utilizador, contendo um código único por transação.

 

O envio da mensagem escrita com o código de assinatura contém sempre os dados da operação a que respeita. Deve conferir sempre os dados constantes da mensagem com os dados da operação que pretende assinar.

 

 

 

Se tiver dúvidas, entre em contacto connosco.