Se vai começar a utilizar o NetBanco, existe um conjunto de medidas que deverá adotar de forma a proteger, não só os seus dados pessoais, como também toda a sua informação bancária:
1 – Certifique-se que tem instalada e corretamente configurada uma firewall.
2 – Certifique-se que tem instalado e devidamente atualizado um programa anti-vírus.
3 – Certifique-se que tem instalado e devidamente atualizado um programa anti-spyware/malware.
4 – Descarregue e instale as últimas atualizações de segurança fornecidas pelo fornecedor do seu sistema operativo. Recomendamos que configure o seu computador para executar esta tarefa de forma automática de modo a serem instaladas o mais rapidamente possível as ultimas atualizações.
5 – Certifique-se que o seu browser de navegação se encontra definido para elevados níveis de segurança, uma vez que estas definições, normalmente, se encontram em níveis relativamente baixos por definição.
6 – Mantenha todos os seus códigos de acesso secretos e memorize-os. Escolha passwords “fortes”. Evite passwords sequenciais ou óbvias (data nascimento, NIF, 1234, etc.). Altere os seus códigos pessoais periodicamente.
7 – Se possível, assegure-se que o seu computador não se encontra ligado diretamente à Internet. Adquira um router com firewall integrada, que lhe adicionará uma camada de segurança acrescida na rede.
8 – Crie uma conta de utilizador (sem permissões de escrita) no seu sistema operativo. Os computadores cujos utilizadores fazem login com poderes de administração estão vulneráveis à instalação de software malicioso, que poderá comprometer os seus dados pessoais ou contas bancárias. Só devem ser utilizados perfis de administrador quando seja necessário instalar ou desinstalar software do computador.
9 – Nunca aceda ao NetBanco a partir de um computador em locais públicos ou cedidos por terceiros. Certifique-se que conhece os níveis de segurança dos computadores que utiliza, em linha com este conjunto de recomendações.
10 – Consulte a área de segurança disponível na área de ajuda do site do Santander para informações complementares de segurança e alertas de tentativas recentes de fraudes contra os nossos clientes.
Como nota final, em caso de dúvida quanto à legitimidade do site a que está a aceder, poderá digitar o seu Código de Acesso errado na primeira vez que tentar efetuar login. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como verificar a senha digitada. Mas se digitar o seu código de acesso errado e não acusar erro é mau sinal. Sites “piratas” não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a sua senha.