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Como solicitar a adesão ao Serviço de Mudança de Conta?

O pedido é solicitado pelo(s) titular(es) da conta por escrito junto do Santander para o qual pretende que seja transferida a informação necessária (Banco Recetor).

 

Nesse pedido, o cliente autoriza, por escrito e de forma individualizada, os serviços que pretende que sejam abrangidos pelo Serviço de Mudança de Conta, podendo ainda especificar a data em que devem ser executados a partir da conta aberta junto do Banco Recetor (a qual será, no mínimo, de 6 dias úteis após a data em que o Banco Recetor recebe os documentos enviados pelo Banco Transmitente nos termos da 2.ª Etapa, adiante descrita).

 

As tarefas subsequentes ficam a cargo do Banco Recetor e do Banco Transmitente.

1ª Etapa

 

Banco Recetor

O Banco Recetor envia o pedido do cliente ao Banco Transmitente (no máximo em 2 dias úteis) e solicita-lhe a realização das tarefas necessárias para dar seguimento ao solicitado pelo cliente.

2ª Etapa

 

Banco Transmitente

De acordo com o que o cliente tenha solicitado no seu formulário de autorização do qual o Banco Transmitente foi informado (1.ª Etapa), este transmitirá ao Banco Recetor, as seguintes informações (no prazo máximo de 5 dias úteis):

  • Uma lista das ordens permanentes existentes;
  • As autorizações de débito direto objeto da mudança;
  • As transferências a crédito recorrentes a favor do Cliente; e
  • Os débitos diretos que tenham sido executados na conta do Cliente nos últimos 13 meses.

 

O Banco Transmitente deverá ainda:

  • Deixar de aceitar débitos diretos e transferências a crédito com efeitos a partir da data especificada pelo cliente no formulário de autorização;
  • Cancelar as ordens de transferência permanentes, com efeitos a partir da data especificada pelo cliente no formulário de autorização; e
  • Transferir o saldo positivo para a conta detida no Banco Recetor, na data especificada pelo cliente no formulário de autorização, e encerrá-la caso este assim o pretenda.

3ª Etapa

 

Banco Recetor

Após receber as informações do Banco Transmitente (2.ª Etapa), o Banco Recetor tem 5 dias úteis para realizar as seguintes tarefas:

  • Introduzir as ordens de transferências a crédito permanentes solicitadas pelo cliente e executá-las com efeitos a partir da data especificada na autorização;
  • Desencadear as diligências necessárias para a realização dos débitos diretos, com efeitos a partir da data especificada pelo cliente no formulário de autorização;
  • Sempre que aplicável, informar o cliente dos direitos que lhe assistem nos termos da alínea d) do n.º 3 do artigo 5.º do Regulamento (UE) n.º 260/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012;
  • Enviar a autorização do cliente, aos ordenantes aí identificados, para que efetuem as transferências a crédito recorrentes de que o cliente é beneficiário, para a nova conta de pagamento do cliente junto do Banco Recetor (o cliente pode optar por prestar estas informações); e
  • Enviar às entidades credoras identificadas na autorização do cliente, uma cópia da mesma, e as instruções do cliente para alteração de conta a utilizar nas cobranças dos débitos diretos (o cliente pode optar por prestar estas informações).

Se tiver dúvidas, entre em contacto connosco.