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A partir de 9 de outubro de 2025, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências em todo o espaço SEPA.
Antes de transferir, é feita a verificação do nome do destinatário, para que possa confirmar se tem os dados corretos.
Este novo serviço está disponível no Santander onde realiza as suas transferências.
Com o Confirmation of Payee (COP), antes de enviar uma transferência já pode confirmar o nome do titular da conta destino. Após a indicação do IBAN, e em breves segundos, será apresentado o nome do 1.º titular da conta do IBAN inserido.
Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e ficará disponível o espaço para preenchimento manual.
Siga os seguintes passos:
Resposta de correspondência exata (full match):
Resposta de correspondência aproximada (close match):
Resposta de sem correspondência (no match):
Resposta de erro técnico ou impossibilidade de efetuar a verificação:
Sim, esse dado vai ser apresentado de uma forma automática com base na resposta do banco onde a conta estiver domiciliada. Este novo serviço depende da rápida comunicação entre bancos para a confirmação dos dados.
Contudo, este novo serviço aplica-se apenas nas operações em Portugal (mais concretamente, entre os bancos que estejam ligados ao SICOI, sistema de compensação via Banco de Portugal).
Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e terá de escrever o nome do beneficiário no espaço disponibilizado para preenchimento manual.
Nos casos de erros pontuais (timeout, por exemplo), poderá ser necessário preencher o nome do beneficiário para poder avançar com a operação.
Sempre que se escrever o nome vai ser chamado o serviço de VOP que permitirá comparar o nome inserido com o nome registado no banco de destinatário.
Já pode confirmar se a conta para a qual vai fazer a transferência é da pessoa ou entidade que espera, seja nas transferências em lote para Portugal, seja em transferências em lote para o Espaço SEPA.
Assim, pode validar que os pagamentos de salários e a fornecedores são enviados para os beneficiários certos e que os débitos diretos são cobrados aos devedores corretos.
Após carregamento do ficheiro com os beneficiários, validamos se os dados correspondem ao titular da conta.
Quando os dados dos beneficiários forem validados, pode carregar o ficheiro com o lote de transferências ou débitos diretos e fazer os pagamentos em segurança.
O serviço de confirmação de beneficiário agrupada permite validar se determinado NIF (Número de Identificação Fiscal) / NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) faz parte da titularidade de uma conta (IBAN). Este serviço só está disponível para empresas.
A empresa tem que garantir previamente que tem o NIF/NIPC e o IBAN de cada um dos seus parceiros / colaboradores / fornecedores e formatar um ficheiro com um formato específico disponível na nossa ajuda online para o NetBanco Empresas. A empresa deve enviar esse ficheiro através do Netbanco Empresas e aguardar pelo retorno.
No retorno, a empresa recebe uma resposta binária (sim ou não) a confirmar que o banco onde a conta está domiciliada respondeu a dizer que o NIF/NIPC em causa “pertence” à conta em causa, no caso de sim, e o contrário, no caso de não.
O serviço de verificação de beneficiário agrupada em vez de validar cada operação individualmente, permite às empresas enviar um ficheiro harmonizado com os IBAN e os nomes dos beneficiários, e o serviço devolve de forma agrupada o resultado da verificação para cada registo.
A empresa tem que garantir previamente que tem o nome de cada um dos seus parceiros / colaboradores / fornecedores e formatar um ficheiro com um formato específico disponível na nossa ajuda online do NetBanco Empresas.
A empresa deve enviar esse ficheiro através do Netbanco Empresas e aguardar pelo retorno. No retorno, a empresa recebe um dos possíveis resultados: