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O que muda nas suas transferências

A partir de 9 de outubro de 2025, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências em todo o espaço SEPA.

 

Antes de transferir, é feita a verificação do nome do destinatário, para que possa confirmar se tem os dados corretos.

 

Este novo serviço está disponível no Santander onde realiza as suas transferências.

Para particulares e empresas: como posso validar um destinatário?

Exclusivo para empresas: como posso validar vários destinatários em lotes?

Com o Confirmation of Payee (COP), antes de enviar uma transferência já pode confirmar o nome do titular da conta destino. Após a indicação do IBAN, e em breves segundos, será apresentado o nome do 1.º titular da conta do IBAN inserido.

 

Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e ficará disponível o espaço para preenchimento manual.

 

Siga os seguintes passos:

  • 1. Indique o IBAN (começa por PT50)

  • 2. Valide o nome do destinatário associado ao IBAN que indicou

  • 3. Indique o montante da transferência e confirme os dados

Com o Verification of Payee (VOP), sempre que se insere o nome do destinatário numa transferência SEPA é possível validar junto do banco do beneficiário se coincide com os seus registos.

 

Siga os seguintes passos:

  • 1. Indique o nome do destinatário

  • 2. Valide o nome do destinatário, com os possíveis resultados:

    Resposta de correspondência exata (full match):

    • o nome corresponde exatamente ao titular da conta: pagamento pode avançar normalmente.

     

    Resposta de correspondência aproximada (close match):

    • o nome é semelhante, mas não igual (ex.: erros de acentuação, abreviações, nomes alternativos): neste caso o banco mostra o nome e deve confirmar que, ainda assim, pretende avançar com a transferência.

     

    Resposta de sem correspondência (no match):

    • o nome não corresponde ao IBAN: é dado o alerta e só pode avançar após confirmação expressa que, ainda assim, pretende avançar com a transferência.

     

    Resposta de erro técnico ou impossibilidade de efetuar a verificação:

    • o sistema não devolveu nenhum nome. Recebe o aviso de que não foi possível realizar o VOP e deve confirmar que, ainda assim, pretende avançar com a transferência.
  • 3. Indique o montante da transferência e confirme os dados

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências

  • Como funciona?

    A execução do serviço de confirmação de beneficiário (COP) funciona de uma forma automática, ou seja, o nome do primeiro titular da conta é apresentado de uma forma automática. Este dado é obtido junto do banco onde a conta do beneficiário está domiciliada assim que a pessoa que está a fazer a transferência inserir o número de conta (IBAN).
  • Quando está disponível?

    O serviço de confirmação de beneficiário singular está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
  • Em que canais do Santander está disponível?

  • Tenho que fazer alguma adesão para usar este novo serviço?

    Não precisa de fazer qualquer adesão para que o seu nome (enquanto beneficiário de uma transferência) seja automaticamente mostrado à pessoa que lhe vai enviar fundos.
  • Isso significa que não tenho que escrever o nome do beneficiário?

    Sim, esse dado vai ser apresentado de uma forma automática com base na resposta do banco onde a conta estiver domiciliada. Este novo serviço depende da rápida comunicação entre bancos para a confirmação dos dados.

     

    Contudo, este novo serviço aplica-se apenas nas operações em Portugal (mais concretamente, entre os bancos que estejam ligados ao SICOI, sistema de compensação via Banco de Portugal).

     

    Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e terá de escrever o nome do beneficiário no espaço disponibilizado para preenchimento manual.

     

    Nos casos de erros pontuais (timeout, por exemplo), poderá ser necessário preencher o nome do beneficiário para poder avançar com a operação.

     

    Sempre que se escrever o nome vai ser chamado o serviço de VOP que permitirá comparar o nome inserido com o nome registado no banco de destinatário.

  • Fiz uma operação para fora de Portugal e tive que preencher o nome do beneficiário. Porquê?

    O serviço de validação de beneficiário COP tem apenas âmbito nacional, porque resulta de um normativo emitido pelo Banco de Portugal. Para operações com bancos fora de Portugal, continua a ser obrigatório escrever o nome, o mais completo possível, do destinatário dos fundos. Nestes casos, o VOP assegura a validação do nome do destinatário com o nome registado no banco do destinatário.
  • Se atingir o limite de consultas diárias, não é possível efetuar transferências?

    A opção de fazer transferências estará sempre disponível, mesmo nessa situação, mas poderá ter que escrever o nome do beneficiário ao que, nesse caso, lhe prestaremos o serviço de VOP e não de COP.
  • Sou 2.º titular de uma conta bancária e tenho recebido informação que o meu nome não é mostrado, mas antes o nome do 1.º titular. Isto é normal?

    Sim, é normal. O serviço do Banco de Portugal foi definido de forma a apenas trocar informação sobre o 1.º titular de uma conta.
  • A utilização deste novo serviço tem custos?

    Não. Este serviço é gratuito.

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências espaço SEPA

Sobre o serviço de Verificação do Beneficiário (VOP):
  • Como funciona?

    O serviço de Verificação do Beneficiário (VOP) é uma funcionalidade que reforça a segurança das suas transferências sejam imediatas ou tradicionais.
    Quando inicia uma transferência, ao indicar o IBAN e o nome do destinatário, o sistema valida se esses dados correspondem aos registos do banco do beneficiário.
  • Qual a diferença entre VOP e COP?

    O VOP é o esquema europeu SEPA ao passo que o COP é nacional (SICOI). O VOP valida o nome inserido com os registos do banco do beneficiário e o COP devolve o nome do primeiro titular da conta com o IBAN apresentado.
  • Quando está disponível?

    O serviço de verificação do beneficiário singular está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
  • Em que canais do Santander está disponível?

  • A utilização deste novo serviço tem custos?

    Não. Este serviço é gratuito.

Para empresas: como posso validar vários destinatários em lotes?

Já pode confirmar se a conta para a qual vai fazer a transferência é da pessoa ou entidade que espera, seja nas transferências em lote para Portugal, seja em transferências em lote para o Espaço SEPA.

 

Assim, pode validar que os pagamentos de salários e a fornecedores são enviados para os beneficiários certos e que os débitos diretos são cobrados aos devedores corretos. 

  • Carregue um ficheiro com os destinatários

    No NetBanco Empresas, basta carregar um ficheiro com os IBAN, os números de contribuinte (NIF) ou os números de identificação de pessoa coletiva (NIPC) dos destinatários das transferências.
  • Faça as suas transferências ou pagamentos

    Após carregamento do ficheiro com os beneficiários, validamos se os dados correspondem ao titular da conta.

     

    Quando os dados dos beneficiários forem validados, pode carregar o ficheiro com o lote de transferências ou débitos diretos e fazer os pagamentos em segurança.

Agora antes de fazer transferências SEPA em lote confirme os dados dos beneficiários.
  • Carregue um ficheiro com os destinatários

    No NetBanco Empresas, basta carregar um ficheiro com os IBAN e os nomes dos destinatários das transferências.
  • Receba os resultados

    Após carregamento do ficheiro com os beneficiários, validamos se os dados correspondem ao titular da conta, podendo resultar numa correspondência exacta, correspondência parcial, sem correspondência ou erro técnico.
  • Faça as suas transferências ou pagamentos

    Depois de analisar o resultado da validação dos beneficiários, pode carregar o ficheiro que costuma usar com o lote de transferências e fazer os pagamentos em segurança.

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências em lote para Portugal

  • Como funciona?

    O serviço de confirmação de beneficiário agrupada permite validar se determinado NIF (Número de Identificação Fiscal) / NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) faz parte da titularidade de uma conta (IBAN). Este serviço só está disponível para empresas.

     

    A empresa tem que garantir previamente que tem o NIF/NIPC e o IBAN de cada um dos seus parceiros / colaboradores / fornecedores e formatar um ficheiro com um formato específico disponível na nossa ajuda online para o NetBanco Empresas. A empresa deve enviar esse ficheiro através do Netbanco Empresas e aguardar pelo retorno.

     

    No retorno, a empresa recebe uma resposta binária (sim ou não) a confirmar que o banco onde a conta está domiciliada respondeu a dizer que o NIF/NIPC em causa “pertence” à conta em causa, no caso de sim, e o contrário, no caso de não.

  • Quando está disponível?

    Desde de 20 de maio de 2024, o serviço de confirmação de beneficiário singular está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
  • Em que canais do Santander está disponível?

    Esta funcionalidade está disponível apenas no NetBanco Empresas.
  • Tenho que fazer alguma adesão para usar este novo serviço?    

    Não. Os detalhes do serviço estão incluídos no contrato de abertura de conta e, por isso, está disponível a qualquer empresa que tenha acessos ao NetBanco Empresas e pelo menos um utilizador com poder de movimentação de contas.
  • Onde posso obter o novo layout do ficheiro para a confirmação de beneficiário/devedor agrupada?

    O layout do ficheiro está na nossa ajuda online do NetBanco Empresas.
  • Se a conta de destino for uma conta no estrangeiro, a sua titularidade será verificada?

    Para já, não. Esta solução tem apenas âmbito nacional, pelo que, à data, não permite confirmar pares de dados NIF/IBAN e NIPC/IBAN de contas com IBAN estrangeiros (isto é, não iniciados por PT50).
  • A utilização deste novo serviço tem custos?

    Não. Este serviço é gratuito.

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências em lote para o espaço SEPA

  • Como funciona?

    O serviço de verificação de beneficiário agrupada em vez de validar cada operação individualmente, permite às empresas enviar um ficheiro harmonizado com os IBAN e os nomes dos beneficiários, e o serviço devolve de forma agrupada o resultado da verificação para cada registo.

     

    A empresa tem que garantir previamente que tem o nome de cada um dos seus parceiros / colaboradores / fornecedores e formatar um ficheiro com um formato específico disponível na nossa ajuda online do NetBanco Empresas.

     

    A empresa deve enviar esse ficheiro através do Netbanco Empresas e aguardar pelo retorno. No retorno, a empresa recebe um dos possíveis resultados:

    • resposta de correspondência exata (full match): o nome corresponde exatamente ao titular da conta: pagamento pode avançar normalmente
    • resposta de correspondência aproximada (close match): o nome é semelhante, mas não igual (ex.: erros de acentuação, abreviações, nomes alternativos): neste caso o banco mostra o nome e deve confirmar que, ainda assim, pretende avançar com a transferência
    • resposta de sem correspondência (no match): o nome não corresponde ao IBAN: é dado o alerta e deve confirmar que, ainda assim, pretende avançar com a transferência
    • resposta de erro técnico ou impossibilidade de efetuar a verificação: o sistema não devolveu nenhum nome. Recebe o aviso de que não foi possível realizar o VOP e deve confirmar que, ainda assim, pretende avançar com a transferência.
  • Quando está disponível?

    A partir de outubro, o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
  • Em que canais do Santander está disponível?

    Esta funcionalidade está disponível apenas no NetBanco Empresas.
  • Tenho que fazer alguma adesão para usar este novo serviço?    

    Não. Os detalhes do serviço estão incluídos no contrato de abertura de conta e, por isso, está disponível a qualquer empresa que tenha acessos ao NetBanco Empresas e pelo menos um utilizador com poder de movimentação de contas.
  • Onde posso obter o novo layout do ficheiro para a verificação de beneficiário/devedor agrupada?

    O layout do ficheiro está na nossa Ajuda Online do NetBanco Empresas.
  • A utilização deste novo serviço tem custos?

    Não. Este serviço é gratuito.