Santander Universidades

Acreditamos na educação como uma via privilegiada para o progresso das pessoas e organizações. Com o Santander Universidades, queremos promover o acesso à educação, o apoio ao empreendedorismo e a empregabilidade dos jovens, como as bases de um crescimento mais inclusivo e sustentável.

Apoio ao Ensino Superior em 3 eixos

Educação:

Promover o conhecimento

Empreendedorismo:

Transformar ideias em projetos reais

Empregabilidade:

Ligar o estudante ao mercado de trabalho

  • 1 855 beneficiários de Bolsas Santander
  • 1 389 estudantes universitários apoiados
  • 35 prémios, programas e outras iniciativas
  • 489 beneficiários de bolsas de estágio, profissionais e outros programas de apoio ao emprego

“Nos próximos três anos, mais de 200 000 estudantes irão receber uma Bolsa Santander, vão obter um estágio numa empresa ou participar em programas para empreendedores dirigidos por universidades e apoiados pelo Santander”, disse Ana Botín, presidente do Banco Santander, em 2019.

 

Estes objetivos seguem um percurso, iniciado há 23 anos, de colaboração do Banco Santander com universidades de todo o mundo. Investimos, desde 2002, mais de 1,8 mil milhões de euros no apoio ao ensino superior. Em 2019, dedicámos 119 milhões de euros a apoios, através da atribuição de 68 671 bolsas através de acordos com mais de 1 000 universidades.

 

O Santander Universidades, criado como uma unidade autónoma no banco, atua para apoiar a educação, estimular o empreendedorismo e promover a empregabilidade.

Em Portugal, este projeto tem protocolos com 50 das principais instituições de Ensino Superior e, em 2019, atribuiu 3 733 bolsas e apoios.

Estudantes universitários

Educação

A nossa prioridade no eixo da educação é a concessão de bolsas de estudo, entre as quais se destacam bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes mas também para docentes, investigadores e empreendedores.

 

Temos uma vasta oferta de oportunidade a no mundo inteiro agrupada em www.bolsas-santander.com

Bolsas de Mobilidade Ibero-americanas

Disponibilizámos, para 2020, 210 bolsas de mobilidade para estudantes, professores e investigadores de Portugal em países ibero-americanos, num investimento superior a meio milhão de euros.

 

O Programa de Bolsas de Mobilidade abrangeu 32 universidades e institutos politécnicos em Portugal, pretendendo fomentar o intercâmbio de alunos, docentes e investigadores entre universidades dos dois continentes. Só de Portugal, cerca de 2 000 estudantes já tiveram a oportunidade de ter uma experiência do outro lado do Atlântico.

 

O programa é desenvolvido em 10 países em que o Grupo Santander está presente, sendo disponibilizadas anualmente mais de 3 000 bolsas para estudantes de licenciatura e mestrado e 250 Bolsas Santander Investigação, num investimento anual de mais de 10 milhões de euros.

 

A convocatória para 2021 irá abrir em outubro de 2020.

 

Bolsas Santander Futuro

As Bolsas Santander Futuro destinam-se a apoiar estudantes universitários com recursos económicos limitados – inscritos numa instituição de ensino superior beneficiária de mecenato do Santander e aderente ao programa – e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo da carreira académica.

 

Estas bolsas, num valor que pode ascender a 1 000 euros, têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar dos beneficiários.

 

Já foram atribuídas mais de 200 Bolsas Santander Futuro, prevendo-se que, em 2020, com o Plano Covid, sejam atribuídas mais de 1 000 através de 30 instituições de ensino superior portuguesas.

 

A convocatória para 2021 irá abrir em setembro de 2020.

 

Bolsas Santander Global

Estas bolsas destinam-se a alunos com mérito académico que necessitem de apoio económico para participar ou complementar outros programas de mobilidade como, por exemplo, o programa Erasmus.

 

No total, são atribuídas 200 Bolsas Santander Global a estudantes portugueses de instituições de ensino superior, num valor que pode atingir 1 000 euros por cada uma.

 

A convocatória para 2021 irá abrir em setembro de 2020.

Parceiros de negócio

Empreendedorismo

No eixo do empreendedorismo, atuamos através da plataforma santanderx.com, o maior ecossistema de empreendedorismo universitário em todo o mundo, que faz a ligação entre a vontade de transformar uma ideia de um universitário em negócio e 3 recursos fundamentais para a sua concretização: talento, clientes e financiamento.

 

Algumas iniciativas que apoiamos neste eixo incluem concursos de ideias, mentoria por especialistas e acesso às melhores práticas empresariais, além do apoio aos programas:

European Innovation Academy

É o maior programa universitário de aceleração em inovação digital da Europa. A 3ª edição, em julho de 2019, contou com a presença de 500 estudantes, de 60 nacionalidades, que tentaram criar, em equipa, startups digitais em apenas 15 dias. Participaram 170 universitários portugueses.

 

Ao longo de duas semanas, os participantes, com o apoio de mais de 100 mentores nacionais e internacionais de renome, com experiência em Silicon Valley, trabalharam no desenvolvimento de protótipos, angariação de clientes e na realização de um pitch para captar investimento. Os projetos com maior potencial de impacto na sociedade foram selecionados por um grupo de investidores e 6 dos 10 projetos selecionados incluem estudantes portugueses.

 

A edição de 2020 foi suspensa devido à situação pandémica e a próxima terá lugar em 2021.

 

Concurso Poliempreende

Sendo uma rede de empreendedorismo do Ensino Superior Politécnico, o Poliempreende integra atualmente 21 instituições e promove um concurso de ideias e projetos inovadores que já segue na 16ª edição.

 

O objetivo é estimular o espírito empreendedor, contribuindo para o enriquecimento curricular e capacitação dos participantes, a criação de novas empresas e o arranque de atividades profissionais.

 

Este concurso conta com a parceria do Santander Universidades, sendo premiados os 3 projetos mais representativos e ainda atribuídos um Prémio Inovação e um Prémio Internacionalização.

 

Programa Explorer da Universidade de Coimbra

Os Explorer Awards são um acelerador de ideias de negócios para estudantes, lançado pelo Santander Universidades e coordenado pelo Centro Internacional Santander Empreendedorismo (CISE).

 

O vencedor tem a oportunidade de ir até Silicon Valley - uma referência mundial em inovação - juntamente com os restantes outros empreendedores das instituições de ensino em que o programa decorre, para visitar empresas tecnológicas de ponta, obter consultoria em internacionalização e contactar com possíveis investidores.

 

A edição de 2020/21 conta também com a Universidade do Porto e a Universidade Europeia.

Seguro desemprego

Empregabilidade

Ajudamos os estudantes universitários a encontrar a sua vocação e a entrar no mercado de trabalho, através dos programas de bolsas e apoio na área do desenvolvimento de competências profissionais. A plataforma Universia e a sua plataforma de emprego é um dos braços mais importantes para esta área.

Lançámos, em 2015, o Programa de Bolsas de Estágio nas PME, em parceria com as instituições de ensino superior, para unir finalistas, empresas e as próprias instituições de ensino superior de Portugal. Desta forma, alunos finalistas e recém-diplomados usufruem de uma bolsa de estágio de 3 meses, inteiramente financiada pelo Santander.

 

O programa neste momento está suspenso devido à situação pandémica.

Garantia

Promovemos projetos de voluntariado

O Prémio Santander de Voluntariado Universitário (PVU) incentiva a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado.

Em 2019, o PVU atraiu um total de 100 candidaturas de projetos que mobilizam 4 000 voluntários em causas das mais diversas áreas sociais, com impacto em 100 000 pessoas. Já na sua quarta edição, este projeto premeia jovens estudantes que, de forma anónima e voluntária, dedicam seu tempo livre a ajudar os outros, contribuindo para uma comunidade mais justa e um mundo melhor.

Covid-19

Respondemos à emergência do COVID-19

No início de 2020, o  Santander Portugal, em conjunto com as instituições de ensino superior suas parceiras, criou um programa de emergência para reorientar 50% do total das verbas anuais destinadas a mecenato – cerca de 2,26 milhões de euros – para projetos de intervenção social ou para suprir necessidades de meios para concretizarem, com urgência, esses projetos.

Foi também lançado o Prémio Santander UNI.COVID-19, para distinguir e apoiar projetos e ideias de jovens universitários e restante comunidade académica, que contribuam para responder à situação de emergência. Foram destinados 30 mil euros para este prémio, para apoio a iniciativas já existentes ou novas ideias a desenvolver, relacionadas com a resposta da comunidade universitária ao contexto de emergência.

Ao lado dos estudantes universitários

Desde a entrada na universidade até ao primeiro emprego, conheça soluções que acompanham todo o percurso académico.