A resposta à COVID-19 foi exemplo de ação imediata. O Santander Universidade começou o ano de 2020, em Portugal, com o propósito de investir mais de 5 milhões de euros em diferentes programas estabelecidos com as instituições de ensino superior suas parceiras.
No entanto, a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, que afetou o país e o mundo inteiro, obrigou a uma imediata alteração de planos e à montagem pelo Banco Santander em conjunto com as Instituições de Ensino Superior (IES) suas parceiras, de um programa de emergência no sentido de reorientar 50% do total das verbas anuais destinadas a mecenato – cerca de 2,26 milhões de euros – para projetos de intervenção social ou para suprir necessidades de meios para concretizarem, com urgência, esses projetos.
Foi também lançado o Prémio Santander UNI.COVID-19, com o objetivo de distinguir e apoiar projetos e ideias, promovidos por jovens universitários e restante comunidade académica, que contribuam para responder à situação de emergência relacionada com a pandemia COVID-19. Foram destinados 30 mil euros para este Prémio para apoio a iniciativas já existentes ou novas ideias a desenvolver. Recebemos mais de 300 candidaturas e atribuimos 14 prémios a projetos relacionadas com a resposta da comunidade universitária ao contexto de emergência.