• Informações

Entrar no NetBanco

NetBanco

Santander Universidades

Acreditamos na educação como uma via privilegiada para o progresso das pessoas e organizações. Com o Santander Universidades, queremos promover o acesso à educação, o apoio ao empreendedorismo e a empregabilidade dos jovens, como as bases de um crescimento mais inclusivo e sustentável.

Educação:

Promover o conhecimento

A nossa prioridade no eixo da educação é a concessão de bolsas de estudo, entre as quais se destacam bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes mas tambem para docentes, investigadores e empreendedores. 

 

Saiba mais sobre as bolsas Santander

promover o conhecimento com o santander

Empreendedorismo:

Transformar ideias em projetos reais

1 389 estudantes universitários envolvidos.

35 prémios, programas e outras iniciativas.

 

Saiba mais em www.santanderx.com

empreendedorismo com o santander

Empregabilidade:

Ligar o estudante ao mercado de trabalho

489 beneficiários de bolsas de estágio profissionais e programas de apoio ao emprego.

empregabilidade com o santander

“Nos próximos três anos, mais de 200 000 estudantes irão receber uma Bolsa Santander, vão obter um estágio numa empresa ou participar em programas para empreendedores dirigidos por universidades e apoiados pelo Santander.”

 

 Ana Botín, presidente do Banco Santander, em 2019.

 

 

Estes objetivos seguem um percurso, iniciado há 23 anos, de colaboração do Banco Santander com universidades de todo o mundo. Investimos, desde 2002, mais de 1,8 mil milhões de euros no apoio ao ensino superior. Em 2019, dedicámos 119 milhões de euros a apoios, através da atribuição de 68 671 bolsas através de acordos com mais de 1 000 universidades.

 

Em Portugal, este projeto tem protocolos com 50 das principais instituições de Ensino Superior e, em 2019, atribuiu 3 733 bolsas e apoios.

Estudantes universitários

Educação

A nossa prioridade no eixo da educação é a concessão de bolsas de estudo, entre as quais se destacam bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes mas tambem para docentes, investigadores e empreendedores.

 

Temos uma vasta oferta de oportunidades em todo o mundo, agrupada em www.becas-santander.com/pt.

Para além da oferta que temos a nível global, em Portugal organizamos 3 programas de bolsas:
 
  • Bolsas de Mobilidade Ibero-americanas - O Santander Universidades disponibilizou, ao longo de 2019, 210 bolsas de mobilidade para estudantes, professores e investigadores de Portugal em países ibero-americanos, num investimento superior a meio milhão de euros. A edição de 2019 do Programa de Bolsas de Mobilidade abrangeu 32 universidades e institutos politécnicos em Portugal, pretendendo fomentar o intercâmbio de alunos, docentes e investigadores entre universidades dos dois continentes. Só de Portugal, cerca de 2 000 estudantes já tiveram a oportunidade de ter uma experiência do outro lado do Atlântico. O programa é desenvolvido em 10 países em que Grupo Santander está presente, sendo disponibilizadas anualmente mais de 3 000 bolsas para Estudantes de Licenciatura e Mestrado e 250 Bolsas Santander Investigação, num investimento anual de mais de 10 milhões de euros

  • Bolsas Santander Futuro - As Bolsas Santander Futuro 2019/2020 destinam-se a apoiar estudantes universitários com recursos económicos limitados – inscritos numa Instituição de Ensino Superior beneficiária de mecenato do Banco Santander e aderente ao programa – e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo da carreira académica. Estas bolsas, num valor que pode ascender a mil euros, têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar dos beneficiários. Já foram atribuídas mais de 200 Bolsas Santander Futuro, através mais de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, prevendo-se que em 2020, com o Plano Covid, sejam atribuídas mais de 1 000 através de 30 IES

  • Bolsas Santander Global - As candidaturas às Bolsas Santander Global 2019/2020 abriram em novembro de 2019. Estas bolsas destinam-se a alunos com mérito académico que necessitem de apoio económico para participar ou complementar outros programas de mobilidade como, por exemplo, o programa Erasmus. No total, são atribuídas mais de 300 Bolsas Santander Global a estudantes portugueses de instituições de ensino superior, num valor que pode atingir mil euros por cada uma.
Parceiros de negócio

Empreendedorismo

No eixo do empreendedorismo, atuamos através da plataforma SantanderX.com, o maior ecossistema de empreendedorismo universitário em todo o mundo, que faz a ligação entre a vontade de tranformar uma ideia de um universitário em negócio e em recursos fundamentais para a sua concretização: talento, clientes e financiamento.

 

Algumas iniciativas que apoiamos neste eixo incluem concursos de ideias, mentoria por especialistas e acesso ás melhores práticas empresariais, alem do apoio a prgramas

  • European Innovation Academy
  • Concurso Poliempreende
  • Programa Explorer da Universidade de Coimbra

Os programas apoiados no eixo empreendedorismo são:

 

  • European Innovation Academy – É o maior programa universitário de aceleração em inovação digital da Europa. A 3.ª edição decorreu em julho de 2019 e contou com a presença de 500 estudantes, de 60 nacionalidades, que tentaram criar, em equipa, startups digitais em apenas 15 dias. Deste evento, participaram 170 universitários portugueses. Ao longo de duas semanas, os participantes, com o apoio de mais de 100 mentores nacionais e internacionais de renome, com experiência em Sillicon Valley, trabalharam no desenvolvimento de protótipos, angariação de clientes e na realização de um pitch para captar investimento. Os projetos com maior potencial de impacto na sociedade foram selecionados por um grupo de investidores e seis dos dez projetos selecionados incluem estudantes portugueses. A edição de 2020 foi suspensa devido à situação pandémica e a próxima terá lugar em 2021

  • Concurso Poliempreende – Sendo uma rede de empreendedorismo do Ensino Superior Politécnico, o Poliempreende integra atualmente 21 instituições e que promove um concurso de ideais e projetos inovadores que já segue na 16ª edição. O objetivo é estimular o espírito empreendedor, contribuindo para o enriquecimento curricular e capacitação dos participantes, a criação de novas empresas e o arranque de atividades profissionais. Este concurso conta com a parceria do Santander Universidades, sendo classificados os três projetos mais representativos e ainda atribuídos um Prémio Inovação e um Prémio Internacionalização

  • Programa Explorer da Universidade de Coimbra – Os Explorer Awards são um acelerador de ideias de negócios para estudantes, lançado pelo Santander Universidades e coordenado pelo Centro Internacional Santander Empreendedorismo (CISE). O vencedor tem a oportunidade de ir até Silicon Valley - uma referência mundial em inovação - juntamente com os restantes outros empreendedores das instituições de ensino em que o Programa decorre, visitar empresas tecnológicas de ponta, obter consultoria em internacionalização e contactar com possíveis investidores. A edição de 2020/21 vai contar também com a Universidade do Porto e a Universidade Europeia.
Seguro desemprego

Empregabilidade

Ajudamos os estudantes universitários a encontar a sua vocação e a entrar no mercado de trabalho, através dos programas de bolsas e apoio na área do desenvolvimento de competências profissionais. A plataforma Universia e a sua plataforma de emprego é um dos braços mais importantes para esta área.

Em 2019 mais de 19 mil estudantes em todo o mundo beneficiaram de bolsas que lhe permitiram acesso a estágios em empresas, ajudando-os a confirmar na prática as suas aprendizagens académicas.

 

Neste eixo de Santander Universidades foi lançado o Programa de Bolsas de Estágio nas PME. Através de uma parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), o Santander Universidades criou um Programa que une finalistas, empresas e IES de Portugal. Desta forma, alunos finalistas e recém-diplomados usufruem de uma bolsa de estágio de três meses, inteiramente suportada com fundos disponibilizados pelo banco.

Garantia

Promovemos projetos de voluntariado

O prémio Santander de Voluntariado Universitário (PVU) incentiva a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado.

O Prémio Santander de Voluntariado Universitário (PVU) em 2019, atraiu um total de 100 candidaturas de projetos que mobilizam 4 000 voluntários em causas das mais diversas áreas sociais, com impacto em 100 000 pessoas. O PVU – já com quatro anos de realização – premeia jovens estudantes que anonima e voluntariamente, dedicam muito do seu tempo livre a ajudar os outros, contribuindo, cada um à sua maneira, para uma comunidade mais justa e um mundo melhor.

Covid-19

Respondemos à emergência COVID-19

No início de 2020, o Santander Portugal, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior suas parceiras, criou um progama de emergência para reorientar 50% do total das verbas anuais destinadas a mecenato - cerca de 2,26 milhões de euros - para projetos de intervenção social ou para suprir necessidades de meios para concretizarem, com urgência, esses  projetos.

A resposta à COVID-19 foi exemplo de ação imediata. O Santander Universidade começou o ano de 2020, em Portugal, com o propósito de investir mais de 5 milhões de euros em diferentes programas estabelecidos com as instituições de ensino superior suas parceiras.

 

No entanto, a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, que afetou o país e o mundo inteiro, obrigou a uma imediata alteração de planos e à montagem pelo Banco Santander em conjunto com as Instituições de Ensino Superior (IES) suas parceiras, de um programa de emergência no sentido de reorientar 50% do total das verbas anuais destinadas a mecenato – cerca de 2,26 milhões de euros – para projetos de intervenção social ou para suprir necessidades de meios para concretizarem, com urgência, esses projetos.

 

Foi também lançado o Prémio Santander UNI.COVID-19, com o objetivo de distinguir e apoiar projetos e ideias, promovidos por jovens universitários e restante comunidade académica, que contribuam para responder à situação de emergência relacionada com a pandemia COVID-19. Foram destinados 30 mil euros para este Prémio para apoio a iniciativas já existentes ou novas ideias a desenvolver. Recebemos mais de 300 candidaturas e atribuimos 14 prémios a projetos relacionadas com a resposta da comunidade universitária ao contexto de emergência.

Ao lado dos estudantes universitários

Desde a entrada na universidade até ao primeiro emprego, conheça soluções que acompanham todo o percurso académico.