Como receber o apoio extraordinário do Estado

Atualize o seu IBAN no Portal das Finanças e o seu agregado familiar e IBAN na Segurança Social Direta. Como? Veja os passos a seguir.

 

 

Caso preencha os requisitos estabelecidos no Decreto-Lei n.º 57-C/2022, de 6 de setembro (o qual estabelece medidas excecionais de apoio às famílias para mitigação dos efeitos da inflação) será elegível para receber 125€ de apoio extraordinário do Estado e de 50€ por pessoa dependente, em outubro de 2022.

Onde encontrar e atualizar o seu IBAN

NetBanco e App Santander

Saiba onde encontrar o seu IBAN

Portal das Finanças

Atualize o seu IBAN e pode ativar o débito direto

Segurança Social Direta

Atualize o seu IBAN

Não se esqueça de associar ou alterar o seu IBAN no Portal das Finanças. Siga os 3 passos a tempo de receber o apoio do Estado. Se pretender pode ativar o débito direto.

Autoridade Tributária e Aduaneira

Passo 1

 

Entre no portal com o seu número de contribuinte e senha de acesso

Passo 2

 

Pesquise por “alterar IBAN” e clique nem “Aceder” na opção “Alterar IBAN”

Outra opção

 

Caso não consiga executar o passo 2, também pode aceder à alteração do IBAN na página inicial.

Passo 3

 

Caso já tenha um IBAN associado verifique se está correto.

Pode alterá-lo caso seja necessário.

Se não tiver nenhum IBAN, não se esqueça de associar o da sua conta.

Preencha os campos “País” (PT50) e “NIB” (21 dígitos) e clique em “Submeter”.

Não se esqueça de associar ou alterar o seu IBAN na Segurança Social Direta.

Segurança Social

Passo 1

 

Entre com o seu número da Segurança Social (NISS) e a sua palavra-passe.

Passo 2

 

Em "Perfil" escolha a opção “Conta Bancária":

Passo 3

 

Indique o IBAN que quer associar à Segurança Social ou mantenha ou altere os dados que já possui e faça "Gravar". O processo está concluído.

Alteração do agregado familiar: como comunicar à Segurança Social

Sempre que haja alguma alteração ao agregado familiar, esta deve ser comunicada à Segurança Social. E para receber o apoio extraordinário do Estado também. Explicamos como fazê-lo.

Onde posso encontrar o meu IBAN?

Passo 1 - NetBanco

 

Após o login ser-lhe-á apresentada a página inicial. Clique em "IBAN e outros dados da conta". 

Passo 2  - NetBanco

 

Onde aparece o seu IBAN pode:

  • copiar
  • descarregar em PDF ou
  • enviar por email

 

Esqueceu-se do seu código do NetBanco? Pode recuperar o seu código.

É cliente Santander mas ainda não tem acesso ao NetBanco? Crie um novo registo.

Passo 1 - App Santander

 

Faça login e clique em "Contas" no ecrã inicial. Pode consultar o seu IBAN neste ecrã ou ao clicar em "Ver detalhes da conta".

Passo 2 - App Santander

 

Neste ecrã pode consultar os detalhes da sua conta.

Notas

Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e Segurança Social (SS) são marcas comerciais e/ou institucionais registadas e detidas pelos respetivos proprietários. A AT e SS não são patrocinadoras nem participantes desta comunicação do Banco Santander Totta, S.A..