Número de jogadores em campo
Um jogo de rugby XV é composto por duas equipas de 15 jogadores, tendo cada um deles um papel em campo de acordo com a posição em que joga.
Linha da vantagem
É o primeiro conceito que se deve aprender no rugby e que separa as duas equipas no campo. Se algum jogador estiver à frente da linha da bola (ou seja, no lado do adversário), é, na maioria das vezes, considerado fora de jogo e qualquer passe irregular para ele será considerado penalidade. Assim, o jogador que tem a posse da bola deve, em regra, invadir o campo adversário.
Passe com as mãos
Só é permitido passar a bola com as mãos para o lado ou para trás. Caso seja passada para a frente (“avant”) é falta.
Passe com os pés
Um jogador pode fazer passes para a frente, usando o pontapé. No momento do "chute", só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás deste.
Placagem
A placagem é feita agarrando-se o jogador adversário que detém a bola e conduzindo-o ao chão, com o objetivo de parar o avanço da equipa adversária, organizar a defesa e tentar obter a posse da bola. De modo a travar o avanço do portador da bola, o placador poderá fazer uso do ombro, mas utilizando, obrigatoriamente, os braços. É considerada falta grave a placagem acima dos ombros (placagem alta).
Avançados: Jogadores que fazem a primeira cobertura quando defendem e que dão suporte e apoio quando atacam.
Primeiras Linhas
Pilares – Números 1 (pilar esquerdo) e 3 (pilar direito): Os jogadores mais robustos e fortes da equipa, que dão suporte à formação ordenada.
Talonador – Número 2: O jogador mais leve da primeira linha e que, na formação ordenada, se posiciona no meio dos pilares. É responsável pela introdução da bola no alinhamento.
Segundas Linhas
Números 4 e 5: Os jogadores mais altos da equipa, importantes no alinhamento para conquistar bolas no ar.
Números 6 e 7 – Asas ou flanqueadores: Jogadores fortes e rápidos, importantes na defesa e no suporte da formação espontânea ("ruck").
Número 8: O jogador que ocupa o lugar mais recuado na formação ordenada, importante na ligação entre os avançados e as linhas atrasadas.
Linhas Atrasadas (ou três quartos)
Jogadores que atacam o campo adversário quando têm a posse da bola.
Formação – Número 9: O jogador mais baixo, com elevada capacidade de passe, responsável por iniciar os ataques da sua equipa e organizar a equipa na defesa.
Abertura – Número 10: É o “maestro” da equipa, aquele que organiza o ataque e participa em grande parte das jogadas de ataque. Normalmente é quem chuta aos postes.
Pontas – Números 11 e 14: Jogadores mais rápidos, que se situam junto às linhas laterais. Importantes na marcação de ensaios pela rapidez, versatilidade e capacidade de finta.
Centros – Números 12 e 13: Os jogadores mais fortes da linha atrasada, que se posicionam no meio do campo e dão cobertura aos ataques.
Defesa (“arrière”) – Número 15: Jogador mais recuado da equipa. Quando a equipa defende, é o ultimo jogador. Tem muita qualidade no jogo de pés.
Ensaio (Try)
O ensaio é a principal forma de marcar pontos no rugby. Quando um jogador ultrapassa a linha final do adversário e pousa a bola com as mãos, a sua equipa ganha 5 pontos.
Conversão
Quando é marcado um ensaio, a equipa pode tentar marcar mais 2 pontos através de um remate que tem de passar entre os postes. O pontapé é executado com a bola parada na relva.
Pontapé de penalidade
As penalidades são concedidas para penalizar faltas graves e são executadas do mesmo modo que a conversão e no sitio onde a falta é cometida. A penalidade vale 3 pontos.
Pontapé de ressalto (Drop)
Acontece durante o jogo, com a bola a correr, quando, no mesmo movimento, um jogador deixa cair a bola na relva e chuta em direção aos postes. Se a bola passar entre os postes a equipa recebe 3 pontos.
Formação espontânea (Ruck) e Maul
Quando um jogador é derrubado através de uma placagem, ocorre um "ruck" (com um mínimo de 3 jogadores). Os jogadores agrupam-se em volta da bola no chão, empurrando a equipa adversária para tentar ganhar a posse. Um "maul" ocorre quando um jogador em progressão (em pé) é agarrado por um ou mais adversários. O "maul" pode ser uma boa tática de ataque quando o jogador que detém a bola é defendido por jogadores da sua equipa e consegue, assim, progredir no campo.
Formação ordenada (Mêlée / Scrum)
A formação ordenada é constituída por 8 jogadores que se juntam a 8 jogadores adversários, também eles em idêntica formação. Os jogadores empurram-se para disputar a posse da bola. Esta ação ocorre como consequência de algumas infrações (toque na bola para a frente, fora-de-jogo, ou quando a bola fica presa num "ruck").
Pontapé defensivo
Acontece durante o jogo, com a bola a correr, quando um jogador chuta em direção da área adversária. Se a bola sair do campo de jogo pelas laterais, é concedido um alinhamento para a equipa adversária, de acordo com determinadas regras (por exemplo, se o chutador chutar a bola dentro dos 22 metros defensivos, a bola é introduzida onde saiu).
Alinhamento (Touché ou Lineout)
Quando a bola sai pelas linhas laterais, é feito um alinhamento. A equipa que não tocou a bola executa um lançamento a partir da linha lateral para reintroduzir a bola em campo. É comum que a equipa que faz o alinhamento tenha várias jogadas ensaiadas. O mais frequente é que 2 jogadores levantem, com os braços, um terceiro, para que ele conquiste a bola no ar.