Rugby 1-0-1

Conheça as regras básicas para ver e perceber um jogo de rugby.

Regras básicas do rugby

Número de jogadores em campo

Um jogo de rugby XV é composto por duas equipas de 15 jogadores, tendo cada um deles um papel em campo de acordo com a posição em que joga.

Linha da vantagem

É o primeiro conceito que se deve aprender no rugby e que separa as duas equipas no campo. Se algum jogador estiver à frente da linha da bola (ou seja, no lado do adversário), é, na maioria das vezes, considerado fora de jogo e qualquer passe irregular para ele será considerado penalidade. Assim, o jogador que tem a posse da bola deve, em regra, invadir o campo adversário.

Passe com as mãos

Só é permitido passar a bola com as mãos para o lado ou para trás. Caso seja passada para a frente (“avant”) é falta.

Passe com os pés

Um jogador pode fazer passes para a frente, usando o pontapé. No momento do "chute", só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás deste.

Placagem

A placagem é feita agarrando-se o jogador adversário que detém a bola e conduzindo-o ao chão, com o objetivo de parar o avanço da equipa adversária, organizar a defesa e tentar obter a posse da bola. De modo a travar o avanço do portador da bola, o placador poderá fazer uso do ombro, mas utilizando, obrigatoriamente, os braços. É considerada falta grave a placagem acima dos ombros (placagem alta).

Posição dos jogadores

Avançados: Jogadores que fazem a primeira cobertura quando defendem e que dão suporte e apoio quando atacam.

Primeiras Linhas

Pilares – Números 1 (pilar esquerdo) e 3 (pilar direito): Os jogadores mais robustos e fortes da equipa, que dão suporte à formação ordenada.

 

Talonador – Número 2: O jogador mais leve da primeira linha e que, na formação ordenada, se posiciona no meio dos pilares. É responsável pela introdução da bola no alinhamento.

Segundas Linhas

Números 4 e 5: Os jogadores mais altos da equipa, importantes no alinhamento para conquistar bolas no ar.

 

Números 6 e 7 – Asas ou flanqueadores: Jogadores fortes e rápidos, importantes na defesa e no suporte da formação espontânea ("ruck").

 

Número 8: O jogador que ocupa o lugar mais recuado na formação ordenada, importante na ligação entre os avançados e as linhas atrasadas.

Linhas Atrasadas (ou três quartos)

Jogadores que atacam o campo adversário quando têm a posse da bola.

 

Formação – Número 9: O jogador mais baixo, com elevada capacidade de passe, responsável por iniciar os ataques da sua equipa e organizar a equipa na defesa.

 

Abertura – Número 10: É o “maestro” da equipa, aquele que organiza o ataque e participa em grande parte das jogadas de ataque. Normalmente é quem chuta aos postes.

 

Pontas – Números 11 e 14: Jogadores mais rápidos, que se situam junto às linhas laterais. Importantes na marcação de ensaios pela rapidez, versatilidade e capacidade de finta.

 

Centros – Números 12 e 13: Os jogadores mais fortes da linha atrasada, que se posicionam no meio do campo e dão cobertura aos ataques.

 

Defesa (“arrière”) – Número 15: Jogador mais recuado da equipa. Quando a equipa defende, é o ultimo jogador. Tem muita qualidade no jogo de pés.