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Pegada digital. Seja discreto online e em público

O que vai encontrar se pesquisar o seu nome online? Esteja atento ao que partilha e controle a sua pegada digital.
  • Pesquise o seu nome em motores de busca com frequência

    • Confirme se a informação que encontrou é necessária e está atualizada. Se encontrar informação que não devia ser pública, apague-a ou torne-a privada
    • Encontrou informação que não partilhou? Se é uma foto ou vídeo publicado por um amigo, peça-lhe que apague. Se encontrou informação sua num site ou aplicação, procure os contactos oficiais e peça sempre por escrito, via email ou carta, que a apaguem ou atualizem.
  • Pense antes de partilhar fotos, vídeos ou outros conteúdos

    • Não só em redes sociais, mas também em sites ou em conversas de grupo. Lembre-se que o que partilha é visto e pode ser guardado por outras pessoas - mesmo que apague mais tarde, não consegue garantir de que a informação desaparece
    • Analise as suas fotos e vídeos antes de partilhar. Pode estar a revelar mais do que o necessário e a tornar-se mais vulnerável a ataques informáticos. Confirme sempre se há dados sensíveis, como detalhes da sua morada, dos seus cartões do banco ou informações restritas de trabalho. Pense antes de publicar.
  • Organize os seus emails e aplicações

    • Apague perfis antigos em redes sociais e aplicações que já não usa. Alguma informação pode ser encontrada online mesmo que já não use os perfis e aplicações em questão. Deve apagar ou desativar o perfil que lhe está associado, e só depois desinstalar a aplicação do seu smartphone, tablet ou computador
    • Reveja as permissões das aplicações que usa. Pode limitar o acesso a informações como a sua localização, contactos, fotografias, ou outros dados pessoais
    • Faça uma limpeza aos seus emails. Pode começar por eliminar contas de email que já não usa, mas lembre-se de verificar e apagar primeiro os dados que lhes tem associados. Reveja também as suas subscrições e anule as que já não lhe fazem sentido.

     

  • Dedique algum tempo a definir as suas preferências e opções de privacidade em sites e aplicações

  • Não permita que os motores de busca guardem o seu histórico de pesquisa

  • Limpe o seu histórico e dados de navegação com frequência

Phishing. Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos. Na dúvida, não responda nem clique em links.

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    ícone com telefone de rede fixa e ao lado o número vinte e quatro

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

  • Fraude num cartão Santander

    ícone com telefone de rede fixa e ao lado o número vinte e quatro

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

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