Com o Serviço de Mudança de Conta disponibilizado pelo Banco Santander Totta, S.A. permitimos a alteração da domiciliação da sua conta de pagamento para o nosso Banco.

O que é o Serviço de Mudança de Conta?

É um serviço que permite aos clientes particulares e às microempresas mudarem a sua conta e os serviços a ela associados do seu banco (Banco Transmitente) para outro banco (Banco Recetor).

Operações abrangidas pelo Serviço de Mudança de Conta:

  1. 1

    Abertura de uma nova conta junto do Banco Recetor, no caso de não ter ainda uma conta aberta;

  2. 2

    Transferências a crédito recorrentes de que é beneficiário a partir da nova conta de pagamento;

  3. 3

    Ordens de transferência permanentes a partir da nova conta de pagamento;

  4. 4

    Autorizações de Débito Direto executadas a partir da nova conta; e

  5. 5

    Transferência de saldo para a nova conta e encerramento da conta origem (opcional).

Quanto custa o Serviço de Mudança de Conta?

O Banco Santander Totta, S.A. enquanto Banco Recetor ou Banco Transmitente, não cobra nenhuma comissão associada a este serviço.

Como solicitar a adesão ao Serviço de Mudança de Conta?

O pedido é solicitado pelo(s) titular(es) da conta por escrito junto do Banco para o qual pretende que seja transferida a informação necessária (Banco Recetor).

Nesse pedido, o Cliente autoriza, por escrito e de forma individualizada, os serviços que pretende que sejam abrangidos pelo Serviço de Mudança de Conta, podendo ainda especificar a data em que devem ser executados a partir da conta aberta junto do Banco Recetor (a qual será, no mínimo, de 6 dias úteis após a data em que o Banco Recetor recebe os documentos enviados pelo Banco Transmitente nos termos da 2.ª Etapa, adiante descrita).

As tarefas subsequentes ficam a cargo do Banco Recetor e do Banco Transmitente.

  • 1ª Etapa
    Banco Recetor
    O Banco Recetor envia o pedido do Cliente ao Banco Transmitente (no máximo em 2 dias úteis) e solicita-lhe a realização das tarefas necessárias para dar seguimento ao solicitado pelo Cliente.
  • 2ª Etapa
    Banco Transmitente
    De acordo com o que o Cliente tenha solicitado no seu formulário de autorização do qual o Banco Transmitente foi informado (1.ª Etapa), este transmitirá ao Banco Recetor, as seguintes informações (no prazo máximo de 5 dias úteis):
    • Uma lista das ordens permanentes existentes;
    • As autorizações de débito direto objeto da mudança;
    • As transferências a crédito recorrentes a favor do Cliente; e
    • Os débitos diretos que tenham sido executados na conta do Cliente nos últimos 13 meses.

    O Banco Transmitente deverá ainda:
    • Deixar de aceitar débitos diretos e transferências a crédito com efeitos a partir da data especificada pelo Cliente no formulário de autorização;
    • Cancelar as ordens de transferência permanentes, com efeitos a partir da data especificada pelo Cliente no formulário de autorização; e
    • Transferir o saldo positivo para a conta detida no Banco Recetor, na data especificada pelo Cliente no formulário de autorização, e encerrá-la caso este assim o pretenda.
  • 3ª Etapa
    Banco Recetor
    Após receber as informações do Banco Transmitente (2.ª Etapa), o Banco Recetor tem 5 dias úteis para realizar as seguintes tarefas:
    • Introduzir as ordens de transferências a crédito permanentes solicitadas pelo Cliente e executá-las com efeitos a partir da data especificada na autorização;
    • Desencadear as diligências necessárias para a realização dos débitos diretos, com efeitos a partir da data especificada pelo Cliente no formulário de autorização;
    • Sempre que aplicável, informar o Cliente dos direitos que lhe assistem nos termos da alínea d) do n.º 3 do artigo 5.º do Regulamento (UE) n.º 260/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012;
    • Enviar a autorização do Cliente, aos ordenantes aí identificados, para que efetuem as transferências a crédito recorrentes de que o Cliente é beneficiário, para a nova conta de pagamento do Cliente junto do Banco Recetor (o Cliente pode optar por prestar estas informações); e
    • Enviar às entidades credoras identificadas na autorização do Cliente, uma cópia da mesma, e as instruções do Cliente para alteração de conta a utilizar nas cobranças dos débitos diretos (o Cliente pode optar por prestar estas informações).

Resolução Alternativa de Litígios

O Cliente pode recorrer aos diversos meios de resolução alternativa de eventuais litígios decorrentes do Serviço de Mudança de Conta, nos termos previstos na Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro.

O Banco aderiu aos Centros de Arbitragem cujas informações estão disponíveis na página Resolução Alternativa de Conflitos do Consumo.

Documentação Útil

Serviço de Mudança de Conta – Documento para Impressão

Informação Adicional

Para mais informações relativas ao Serviço de Mudança de Conta, poderá contactar o Banco através da SuperLinha (707 21 24 24 ou +351 217 807 364, do estrangeiro, disponível 24 horas, todos os dias) ou dirigir-se a um dos nossos balcões.

Documentação Útil

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