Proteja os seus dados pessoais na internet

Mantenha a sua informação segura e não se esqueça de atualizar programas, aplicações e dispositivos.
  • Atualize os programas e aplicações que usa

    • As atualizações e as versões mais recentes das aplicações corrigem falhas de segurança das versões anteriores
    • Sempre que surgir um aviso para atualizar os seus dispositivos, programas ou aplicações, faça-o de imediato. Não adie as atualizações e, sempre que possível, defina atualizações automáticas. Se não for possível, use lembretes para atualizar manualmente
    • Sempre que precisar de instalar atualizações ou novas versões de programas ou aplicações, faça-o a partir dos sites oficiais.
  • Faça cópias de segurança com frequência

    • Ter cópias de segurança dos seus ficheiros permite que continue a ter acesso à sua informação em caso de acidente ou ataque informático
    • Quanto mais importante for a informação, mais frequentes devem ser as cópias de segurança
    • Pode guardar as cópias de segurança num disco externo, na nuvem ou em ambos.
  • Navegue apenas em sites seguros

    • Evite aceder a sites através de links noutros sites ou enviados por email ou SMS
    • Para confirmar que está a navegar num site do Santander, veja se o endereço na barra de navegação inclui:
      • santander.pt ou
      • particulares.santander.pt ou
      • empresas.santander.pt ou
      • bsan.pt (se acedeu ao site no seu smartphone ou tablet)
    • Se o endereço do site não incluir um dos domínios acima, não é um site do Santander. Não clique em nada e saia da página
    • Leia com atenção a política de privacidade do site. Confirme se é clara, se explica que dados são recolhidos enquanto navega e para que serão usados.
  • Não use redes Wi-Fi públicas nem dispositivos partilhados para fazer compras, pagar serviços ou aceder ao homebanking

  • Abra janelas de navegação anónimas para fazer algo que envolva dados pessoais

  • Não guarde passwords e dados de acesso no seu navegador

  • Termine a sessão em sites e aplicações antes de sair

Pegada Digital. Seja discreto online e em público

O que vai encontrar se pesquisar o seu nome online? Esteja atento ao que partilha e controle a sua pegada digital.

Como controlar a pegada digital

Phishing. Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos. Na dúvida, não responda nem clique em links.

Como lidar com tentativas de fraude

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander