Burlas online e pagamentos suspeitos

Reconhecer os sinais é o primeiro passo para garantir a sua segurança. Evite burlas online.

Não permita que o separem do seu dinheiro

Reconheça os sinais

O primeiro passo para garantir a sua segurança.
  • Recebe uma mensagem não solicitada com conteúdo duvidoso ou urgente
  • Pedem-lhe para partilhar passwords de acesso, códigos de autorização de pagamentos ou os dados do cartão
  • Prometem-lhe um emprego online que oferece ganhos significativos praticamente sem ter de trabalhar:
  1. a ver vídeos no TikTok e Youtube e deixar likes numa rede social, ou
  2. a transferir dinheiro que recebe na sua conta para a conta de outra pessoa
  • Oferecem-lhe oportunidades de investimento em criptomoedas com perspetivas de ganhos extraordinários face a outros tipos de investimento de risco – tem a certeza que a corretora ou o intermediário financeiro é fiável?

Proteja-se

Seja proativo a proteger-se
  • Verifique toda a informação e não se esqueça que o roubo de identidade é uma ameaça real
  • Não partilhe informações pessoais e financeiras com terceiros
  • Não instale software a pedido de ninguém sob o argumento que o vai ajudar a receber ou a ganhar dinheiro mais facilmente
  • Em caso de dúvida contacte o seu banco.

Está preparado para se defender das ameaças online?

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  • Pagamento parcial adiantado

     

    Tentam que pague adiantado algum tipo de produto, serviço ou benefício de forma a que não perca a oportunidade. Pense bem antes de avançar.

  • Suporte técnico

     

    Recebe uma chamada ou tem uma nova janela aberta no ecrã do seu computador sobre um vírus que pode ser resolvido caso efetue um pagamento imediato. Não dê acesso ao seu computador nem efetue qualquer pagamento.

  • É uma emergência

     

    Recebe uma mensagem a solicitar dinheiro com urgência de um número que desconhece, e que se faz passar por um suposto amigo ou familiar, desconfie. Investigue a veracidade da mensagem antes de proceder a qualquer transferência.

  • Romance

     

    Conhece alguém apenas online e essa pessoa rapidamente lhe solicita ajuda financeira. Reflita e averigue a veracidade dos factos.

  • A encomenda que não foi entregue

     

    Para levantar uma encomenda tem de fornecer dados pessoais ou pagar uma taxa. Valide se a encomenda foi efetuada por si.

  • Ofertas de emprego

     

    Uma empresa promete-lhe formação ou equipamento caso pague uma entrada. Se não conhece os moldes do negócio, antes de fazer qualquer pagamento verifique a informação.

  • Artigo à venda

     

    Coloca um artigo seu à venda e o comprador contacta-o rapidamente e solicita-lhe informação pessoal. Não forneça informação que o coloque em risco de burla.

  • Empregado do banco

     

    Recebe uma chamada, alegadamente do banco, e pedem-lhe para confirmar códigos de autorização de pagamentos ou dados de cartão. Ao fornecer estes dados estará em elevado risco de burla.

  • Influencer Digital

     

    Recebe uma mensagem com uma oferta de uma espécie de emprego que consiste em ver vídeos, gostar de conteúdos, ou seguir páginas de pessoas ou empresas que não conhece numa plataforma digital como o TikTok, por exemplo. Pode resultar em ter de realizar pagamentos sob pretexto mais tarde receber um “lucro”.


    Ou oferecem-lhe uma remuneração por simplesmente fazer pagamentos e transferências de dinheiro que recebe para outras contas que não são suas e cujo titular não conhece. Corre o risco de se ver envolvido em esquemas criminosos de branqueamento de capitais.
     

  • Vida fácil como trader

     

    Investir em criptomoedas parece estar na moda, por isso abundam na internet perspetivas de lucros milionários com um investimento mínimo. Lembre-se que o risco no trading é muito elevado só por si, e torna-se ainda mais elevado havendo a possibilidade de não estar a lidar com pessoas ou negócios fiáveis. Valide cuidadosamente quem é o seu intermediário financeiro – consultar a Euronext Lisbon é um bom primeiro passo.


    Nunca instale software que permita a terceiros aceder ou controlar o seu telemóvel ou PC com o pretexto de facilitar a execução de transações, pois corre o risco de perder o rasto do seu dinheiro.

Proteja-se de eventuais burlas online

  • Verificar toda a informação disponível antes de efetuar um pagamento
  • Confirmar todos os dados da conta de destino ou a referência de pagamento
  • Manter na sua posse e apenas para si os seus dados pessoais e financeiros
  • Verificar as informações de terceiros antes de proceder a qualquer transferência financeira.
  • Autorizar pagamentos cuja origem e destino não foram iniciados por si
  • Partilhar informação pessoal, principalmente passwords de acesso e códigos de autorização
  • Efetuar pagamentos em adiantado
  • Transferências para contactos que desconhece e que não sabe como chegaram até si.

Ransomware

O que deve fazer quando lhe pedem resgates para voltar a ter acesso à sua informação.

Como lidar com pedidos de resgate

Vírus Cavalo de Troia

Quando se abre uma porta indesejada para a informação sobre o seu negócio.

Mais informação sobre trojans

Fui vítima de fraude. Como contacto o Santander?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

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