Ransomware: o que é e como preveni-lo

O que deve fazer quando lhe pedem resgates para voltar a ter acesso à sua informação.
Cadeado

O que é?

O Ransomware é um software malicioso que pode bloquear o acesso à informação contida no seu computador ou sistemas.

Modalidade de pagamento

Qual o objetivo?

“Ransom” significa resgate e esse é o principal objetivo do criminoso. Ao bloquear o acesso à informação, o criminoso exigirá o pagamento de um resgate para que recupere a sua informação.

Serviços de contratação obrigatória

Qual é a ameaça?

A divulgação pública ou a destruição da informação. São as duas ameaças mais comuns no pedido de resgate.

icone redireção

Como?

O ransomware pode acontecer se clicar num link, descarregar ficheiros, usar ligações vulneráveis à internet ou devido a quebras de segurança nos sistemas.

Minimizar os riscos. Resolver o problema.

  • Evite abrir links ou ficheiros em mensagens que desconhece
  • Não preencha formulários cuja origem desconhece e verifique com atenção as janelas de pop-up
  • Utilize softwares oficiais e mantenha-os atualizados
  • Defina passwords dificeis de adivinhar e nunca as repita
  • Utilize antivirus e antimalware que protejam o seu computador
  • Mantenha cópias de segurança da sua informação e guarde-as separadas dos equipamentos que costuma utilizar.
  • Mantenha a calma e não pague resgates
  • Em contexto empresarial, comunique de imediato ao departamento informático e siga as instruções que lhe são dadas
  • Desligue o computador da rede de internet
  • Peça ajuda a um informático que possa avaliar a situação. Nalguns casos, pode ser necessário reinstalar o sistema operativo e fazer o restauro da informação afetada
  • Utilize a ferramenta No More Ransom para o ajudar a recuperar os seus ficheiros de forma gratuita
  • Informe as autoridades.

Burlas online e pagamentos suspeitos

Reconhecer os sinais é o primeiro passo para garantir a sua segurança.

Como evitar burlas online

Proteja a sua empresa de ataques informáticos

Quando tentam abrir a janela para atacarem os seus clientes ou fornecedores. Desde os ataques à cadeia de fornecedores à Fraude de CEO. Fique a saber tudo.

Como proteger a empresa destes ataques

Fui vítima de fraude. Como contacto o Santander?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander