Burlas online e pagamentos suspeitos

Reconhecer os sinais é o primeiro passo para garantir a sua segurança.
Evite burlas online.

Não permita que o separem do seu dinheiro

Reconheça os sinais

O primeiro passo para garantir a sua segurança.
  • Recebe uma mensagem não solicitada com conteúdo duvidoso ou urgente
  • Pedem-lhe para partilhar passwords de acesso, códigos de autorização de pagamentos ou os dados do cartão.

Proteja-se

Seja proativo a proteger-se
  • Verifique toda a informação e não se esqueça que o roubo de identidade é uma ameaça real
  • Não partilhe informações pessoais e financeiras com terceiros
  • Em caso de dúvida contacte o seu banco.

Está preparado para se defender das ameaças online?

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Prestações

Pagamento parcial adiantado

Tentam que pague adiantado algum tipo de produto, serviço ou benefício de forma a que não perca a oportunidade. Pense bem antes de avançar.

sms Santander

Suporte técnico

Recebe uma chamada ou tem uma nova janela aberta no ecrã do seu computador sobre um vírus que pode ser resolvido caso efetue um pagamento imediato. Não dê acesso ao seu computador nem efetue qualquer pagamento.

Alertas Santander

É uma emergência

Recebe uma mensagem a solicitar dinheiro com urgência de um número que desconhece, e que se faz passar por um suposto amigo ou familiar, desconfie. Investigue a veracidade da mensagem antes de proceder a qualquer transferência.

Video-chamada Santander

Romance

Conhece alguém apenas online e essa pessoa rapidamente lhe solicita ajuda financeira. Reflita e averigue a veracidade dos factos.

Pacote de serviços

A encomenda que não foi entregue

Para levantar uma encomenda tem de fornecer dados pessoais ou pagar uma taxa. Valide se a encomenda foi efetuada por si.

Seguro desemprego

Ofertas de emprego

Uma empresa promete-lhe formação ou equipamento caso pague uma entrada. Se não conhece os moldes do negócio, antes de fazer qualquer pagamento verifique a informação.

compras online

Artigo à venda

Coloca um artigo seu à venda e o comprador contacta-o rapidamente e solicita-lhe informação pessoal. Não forneça informação que o coloque em risco de burla.

Sede Santander

Empregado do banco

Recebe uma chamada, alegadamente do banco, e pedem-lhe para confirmar códigos de autorização de pagamentos ou dados de cartão. Ao fornecer estes dados estará em elevado risco de burla.

Proteja-se de eventuais burlas online

  • Verificar toda a informação disponível antes de efetuar um pagamento
  • Confirmar todos os dados da conta de destino ou a referência de pagamento
  • Manter na sua posse e apenas para si os seus dados pessoais e financeiros
  • Verificar as informações de terceiros antes de proceder a qualquer transferência financeira.
  • Autorizar pagamentos cuja origem e destino não foram iniciados por si
  • Partilhar informação pessoal, principalmente passwords de acesso e códigos de autorização
  • Efetuar pagamentos em adiantado
  • Transferências para contactos que desconhece e que não sabe como chegaram até si.

Ransomware

O que deve fazer quando lhe pedem resgates para voltar a ter acesso à sua informação.

Vírus Cavalo de Troia

Quando se abre uma porta indesejada para a informação sobre o seu negócio.

Fui vítima de fraude. Como contacto o Santander?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias

    superlinha Santander