Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos.

Na dúvida, não responda nem clique em links.

riscos

Conheça bem as possíveis ameaças

 

Saber quais são e como funcionam os tipos de fraude online é o primeiro passo para não cair num deles.

  • Ataques não direcionados

O alvo é um grande número de pessoas

 

Os criminosos fazem-se passar por uma marca ou empresa conhecida através de emails, SMS ou telefonemas

  • Ataques direcionados

Os alvos são pessoas com funções específicas dentro de uma empresa

 

O criminoso faz-se passar por um Quadro Diretivo e envia uma mensagem à vítima pedindo informação confidencial, ou que faça um pagamento, esperando que assim não se façam perguntas, nem seja denunciado.

Email

Esteja atento a emails e outras comunicações

 

O phishing é a ameaça mais comum à segurança na internet.

 

Sempre que receber um email, SMS, mensagem instantânea ou telefonema, pergunte-se:

  • Estava à espera desse contacto?
  • Conhece a pessoa ou empresa que o está a contactar?
  • Estão a pedir-lhe para clicar num link, partilhar informação ou descarregar um ficheiro?
Rato

Na dúvida, não clique em links nem partilhe dados

 

Se não tiver a certeza de que está a falar com alguém que conhece e em quem confia, não clique em nada, não descarregue ficheiros e não partilhe informações.

 

Se tiver dúvidas ou desconfiar de que é um contacto malicioso, confirme a informação:

  • No site oficial ou outro canal fidedigno, no caso de ser um contacto de uma marca ou empresa
  • Usando um contacto que conheça, como um número de telefone ou email oficial.

 

Se não conseguir confirmar ou perceber que é uma tentativa de fraude, deve reportar o contacto suspeito.

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Se suspeitar,
reporte

Se suspeita que foi vítima de fraude ou teve um contacto que lhe pareceu estranho, avise-nos. Mais vale prevenir que remediar.

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias

    superlinha Santander